A Semana de Arte Moderna (1922) é considerada o marco inicial do Modernismo brasileiro.
A Semana ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O evento contou com apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música. O Grupo dos Cinco, integrado pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti e pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, liderou o movimento que contou com a participação de dezenas de intelectuais e artistas, como Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, entre muitos outros.
Os modernistas ridicularizavam o parnasianismo, movimento artístico em voga na época que cultivava uma poesia formal. Propunham uma renovação radical na linguagem e nos formatos, marcando a ruptura definitiva com a arte tradicional. Cansados da mesmice na arte brasileira e empolgados com inovações que conheceram em suas viagens à Europa, os artistas romperam as regras preestabelecidas na cultura.
Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda europeia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros. Os participantes da Semana de 1922 causaram enorme polêmica na época. Sua influência sobre as artes atravessou todo o século XX e pode ser entendida até hoje.
A primeira fase do Modernismo
O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. a primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas.
Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.
Várias obras, grupos, movimentos, revistas e manifestos ganharam o cenário intelectual brasileiro, numa investigação profunda e por vezes radical de novos conteúdos e de novas formas de expressão. Entre os fatos mais importantes, destacam-se a publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das ideias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, oVerde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.
Esses movimentos representavam duas tendências ideológicas distintas, duas formas diferentes de expressar o nacionalismo.
O movimento Pau-Brasil defendia a criação de uma poesia primitivista, construída com base na revisão crítica de nosso passado histórico e cultural e na aceitação e valorização das riquezas e contrastes da realidade e da cultura brasileiras.
A Antropofagia, a exemplo dos rituais antropofágicos dos índios brasileiros, nos quais eles devoram seus inimigos para lhes extrair força, Oswald propõe a devoração simbólica da cultura do colonizador europeu, sem com isso perder nossa identidade cultural.
Em oposição a essas tendências, os movimentos Verde-Amarelismo e Anta, defendiam um nacionalismo ufanista, com evidente inclinação para o nazifascismo. Dentre os muitos escritores que fizeram parte da primeira geração do Modernismo destacamos Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Alcântara Machado, Menotti del Picchia, Raul Bopp, Ronald de Carvalho e Guilherme de Almeida.
Por Marina Cabral Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Equipe Brasil Escola
Poesia
é um termo que vem do grego é umgênero literáriocaracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É umamanifestação de beleza e estéticaretratada pelo poeta em forma de palavras.
No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.. De acordo
com essa definição, haverá poesia sempre que, criando ou fazendo coisas, somos
dominados pelo sentimento do belo, sempre que nos comovermos com lugares,
pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e
nas pessoas.
Convite
Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião
de tanto brincar
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
José Paulo Paes
Haverá,
ainda,
no mundo
coisas tão simples
e tão puras
como a água
bebida na
concha
das mãos?
(Mário Quintana)
Pensem
em mãos que realizam os mais diferentes tipos de atividades e faça um texto poético.
* um
médico;
* um
pai;
* um
morador de rua;
* um
coveiro;
* um
policial;
* um
bombeiro;
* um
drogado;
* um
professor;
* um
cantor.
sábado, 29 de agosto de 2015
22 Possíveis Temas da Redação do Enem 2015
Por Matheus Andrietta
Todos os anos, o infoEnem tem a tradição de trazer uma lista de possíveis temas para a redação daquela edição. Seguindo isso, apresentamos nossa indicação para o Enem 2015! Primeiramente, gostaríamos de lembrar que essa lista não é uma tentativa de adivinhar o tema oficial da redação, mas sim de contribuir para seu estudo de forma específica.
Nesse artigo você pode encontrar os temas da redação do Enem desde 1998 até 2014. Observando isso, percebemos que o exame sempre trabalha temas atuais de cunho social e relevância nacional.
Algo que acreditamos muito é que o treino é fundamental para o aprendizado. Unindo esse nosso ideal com a sabedoria das características específicas da redação do Enem, podemos ter certeza de que estudando e elaborando redações com os temas propostos abaixo, seu desempenho irá melhorar consideravelmente.
1. Diálogo entre ciência e sociedade
A ciência realiza novas descobertas frequentemente, fato que possibilita melhorias e desenvolvimento de novas tecnologias. Entretanto, muitas vezes a sociedade não entende o método científico e muitas coisas são confrontadas com paradigmas culturais, morais ou religiosos. Para lidar com isso, é necessário haver comunicação entre o meio científico e a população.
2. Limites entre estética e saúde
Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.
3. Novos modelos de educação
Há muitos debates ocorrendo sobre as problemáticas do sistema tradicional de ensino e novos modelos de educação para o século XXI, tendo em pauta os métodos de avaliação, uso de tecnologias, interação professor-aluno, formação crítica e social etc. Um recente documentário realizado no Brasil que ajuda na discussão desse tema é o “Quando sinto que já sei” que pode ser encontrado no Youtube.
4. Dificuldades da formação universitária
A formação universitária no Brasil encontra diversos obstáculos como financeiro (o alto valor das mensalidades em faculdades privadas, custeio de transporte ou residência, materiais didáticos, alimentação), psicológico (escolha de curso, afastamento de familiares e amigos, aumento de responsabilidades, inserção no mercado de trabalho), entre outros. Ao mesmo tempo, o Estado tem criado políticas públicas como Fies, Pronatec, sistemas de cotas, criação de novas universidades etc.
5. Conceito de família no século XXI
O projeto de Lei 6583 de 2013 cria o Estatuto da Família. Nesse texto, família é definida como união entre homem e mulher. A partir disso, muitas discussões têm sido feitas sobre o conceito de família atualmente, com o intuito de refletir sobre famílias formadas por mães ou pais solteiros, avós e tios, casais homossexuais, poligamia etc.
6. Justiça com as próprias mãos
Tema bastante polêmico em 2014 e que pode ser discutido com mais imparcialidade esse ano. O combate à violência através da justiça com as próprias mãos é válido? Definições de justiça, casos de linchamentos, rebeldia com a ordem e segurança públicas são alguns pontos que abordam essa temática.
7. Obsolescência programada
Esse conceito significa a diminuição da vida útil de equipamentos com o intuito de incentivar a compra de novos produtos ou versões atualizadas. Rodeio esse tema a questão do consumismo exacerbado, resíduos eletrônicos, responsabilidade e consciência social do consumidor. Um documentário sobre esse assunto também pode ser encontrado no Youtube e ajuda no entendimento.
8. Trânsito em grandes metrópoles
Grandes cidades têm tido cada vez mais problemas com o trânsito. Muitos pontos podem ser discutidos nessa temática como a preferência dos cidadãos por transporte público ou individual, poluição causada por muitos carros, poluição sonora (buzinas em congestionamento), via exclusiva para ônibus, ciclovias, tempo gasto diariamente entre trabalho e residência, atraso nos horários e superlotação em ônibus, trens e metrôs, greves dos funcionários de transportes públicos, preços das passagens, catraca livre etc.
9. Voluntariado e transformações sociais
O trabalho voluntário no Brasil tem passado por uma transformação. Não se pensa mais no voluntariado como assistencial (doação de roupas, alimentos e agasalhos, por exemplo), mas como uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários, assim como próprios projetos sociais realizados pelas empresas para contribuição à sociedade ou marketing.
10. Liberdade de expressão e mídia
Tema bastante atual, a liberdade de imprensa tem sido muito discutida, principalmente após o ataque à revista francesa Charlie Hebdo no início desse ano. Pode-se refletir sobre os limites entre liberdade de expressão e respeito às diferenças ou respeito à verdade.
11. Consumo de álcool e droga por adolescentes
Por lei, o consumo de álcool é proibido por adolescentes. Entretanto, é crescente o uso não só de bebidas alcoólicas mas também de drogas lícitas e/ou ilícitas entre os jovens, como cigarro, maconha, cocaína, LSD etc. As razões e consequências desse ato podem servir como base para a discussão do tema.
12. Limites entre humor e bullying
Os limites do humor é algo que tem chamado bastante atenção atualmente por causa de diversos processos a comediantes do Brasil como Rafinha Bastos, Danilo Gentili etc, e o constante uso de discriminação das minorias para fazer piada. A responsabilidade social do comediante foi discutida no excelente documentário de Pedro Arantes, “O riso dos outros”, encontrado no Youtube.
13. Desigualdade étnica e de gênero
O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.
14. Gestão de resíduos urbanos
Em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A gestão de resíduos ainda é um tema bastante em alta devido à enorme quantidade de lixo produzido anualmente no Brasil. Coleta seletiva e logística reversa são alguns dos termos importantes de serem entendidos. Para conhecer mais sobre a lei e sua importância na sociedade, pode ser consultada a explicação no site do Ministério do Meio Ambiente.
15. Saúde pública
Problemas no Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos são possíveis de serem tratados em uma dissertação. O tema também é bastante atual devido ao programa de governo Mais Médicos que trouxe médicos de outras nacionalidades (cubanos) para atuar no Brasil com o intuito de amenizar os problemas na saúde pública.
16. Abuso em trotes universitários
Todo ano, vários casos de abuso em trotes universitários são noticiados. Esse ano, um dos casos mais alarmantes foi de uma jovem que teve a perna queimada por ácido. O fator psicológico dos jovens recém inseridos no ensino superior também é pauta nessa discussão. Leia mais sobre esse tema nessa coluna.
17. Tráfico de drogas e violência urbana
A correlação entre o tráfico de drogas e a violência urbana, principalmente em favelas, é muito propício de discussão. Esse tema foi recentemente abordado nos filmes Tropa de Elite (1 e 2) e é sempre mencionado quando se debate sobre Legalização da Maconha, já que o combate às drogas é um dos fatores que mais causam violência e conflito entre policiais e civis no Brasil.
18. Uso da água na economia brasileira
O Estado de São Paulo passa por uma intensa crise hídrica e isso tem colocado a água no centro de grandes discussões. Uma das possibilidades de tema envolvendo a água é a sua importância em diversas atividades econômicas no Brasil como a agroindústria e a geração de energia elétrica através de hidrelétricas.
19. Saúde feminina na gravidez
A preocupação com a saúde da mulher durante a gravidez é um bom tema de redação pois nele podemos tratar várias problemáticas presentes na sociedade brasileira como o aborto não legalizado que fere e mata milhares de mulheres por ano, os maus tratos nos hospitais durante abortos espontâneos ou nos partos. O tema também é atual por causa da recente resolução que limita a quantidade de cesáreas que podem ser realizadas, o que é uma intervenção do Estado na escolha da mulher.
20. Sustentabilidade nas empresas
O termo sustentabilidade está bastante em alta no Brasil com a crescente preocupação com o meio ambiente. Nesse contexto, as empresas precisam atuar coincidindo a busca por lucros com o cuidado ambiental. Políticas empresariais e marketing verde são os pontos de destaque nessa discussão.
21. Intolerância religiosa
Novamente, o ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar o tema. Mas muito mais do que um caso isolado, a intolerância religiosa é grande tanto no Brasil como em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar da laicidade do Estado e do respeito aos diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o grande preconceito existente com religiões de origem africana.
22. Ativismo em redes sociais
Cada vez mais, as redes sociais têm sido usadas para estar em contato com a política e com movimentos sociais. Eventos são criados para marcar protestos, projetos de leis polêmicos facilmente viram virais e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa nova forma de participação política e suas causas e consequências na sociedade é um bom tema de pesquisa e escrita.
Desejamos boa pesquisa e estudo a todos. Não se esqueça que, antes mesmo de estudar os temas, é preciso entender a estrutura, técnicas de escrita e critérios da Redação do Enem 2015.
Suspeito de roubar um carro nos Estados Unidos, o
americano Arthur Booth, de 49 anos, se emocionou durante seu julgamento,
nesta terça-feira (30), depois que a juíza Mindy Glazer o reconheceu
dos tempos de escola, quando eram amigos.
"Senhor Booth, tenho uma pergunta. Você frequentou [a escola]
Nautilus?", questionou Glazer. Questionado, o homem não conseguiu
responder e apenas repetiu diversas vezes "Oh meu Deus! Oh meu Deus!".
Booth foi preso na segunda-feira (29) após ser flagrado dirigindo um
carro que teria sido usado no assalto a uma casa. Ao ser abordado por um
policial, ele acelerou e acabou sendo perseguido, segundo informações
da "NBC News".
"Sinto muito vê-lo aí. Sempre me perguntei o que teria acontecido com
o senhor", continuou a juíza. "Ele era o garoto mais legal da escola,
foi o melhor menino do ensino fundamental", acrescentou.
Diante do homem emocionado, a juíza continua: "Sr. Booth, espero que
você seja capaz de mudar seu comportamento. Boa sorte", deseja ela.
"Espero que você seja capaz de sair desta situação bem e tenha uma vida
boa", finalizou.
Assim que a Glazer termina sua fala, Booth tenta dizer algo, mas
recebe o chamado dos policiais e deixa o local sem nada dizer.
Ele ficará preso até pagar uma fiança de quase R$ 135 mil.
O vídeo do encontro entre a juíza e o réu tornou-se viral nas redes sociais.
Assista:
Juíza reconheceu amigo de infância em julgamento (Foto: Reprodução/Youtube)
O
jornal falado pode ser ouvido a qualquer momento, por isso, as notícias
devem estar situadas. Por exemplo, “nesta quarta-feira, dia 10 de
outubro,” assim fica mais fácil, ao seu ouvinte, entender quando o
acontecimento ocorreu.
As notícias devem ser curtas, sintéticas, concentradas e sem rodeios.
Como necessita de poucos recursos técnicos, só uma pessoa com um gravador, ou um telefone, é capaz de fazer tudo sozinha.
O
jornal falado é o melhor meio para estimular a imaginação, por isso
saiba combinar o texto, os sons, o tom da voz e tudo mais para levar o
ouvinte a imaginar a cena.
Lembre-se
de que o jornal falado não conta com imagem, então esse trabalho vai
ser feito, em parte, por quem produz e complementado por quem escuta,
que imaginará, de fato, a notícia a ser ouvida.
O
jornal falado é de pessoa para pessoa – por isso é muito pessoal, o
locutor fala diretamente para o ouvinte como se fosse alguém único. Por
isso é importante direcionar a fala “ao ouvinte” em particular. Mas
evite gírias e regionalismos em demasia, exceto se esta for a sua
intenção primordial.
O
modo de dizer é mais importante do que é dito, porque dá para sentir
muito mais coisas através da gargalhada, do choro e do riso, do que
lendo um texto friamente. Saiba usar esses recursos que são naturais.
Como
produtor de um jornal falado você deve saber escrever claramente,
compreender o idioma, saber sair de situações complicadas, ter faro
para as notícias, ter competência para saber fazer render boas
histórias, deve sentir-se à vontade entre velhos e novos equipamentos,
ser versátil, saber lidar com histórias opostas na mesma hora e ser ágil
para poder gravar uma notícia ou redigir uma nota alguns segundos antes
de ir ao ar.
As
fontes de notícias de um jornal falado são muitas e as mesmas usadas
pelo impresso: serviços de emergência (polícia, bombeiros etc.),
assessorias de imprensa, companhias de energia, de gás, de água, de
telecomunicações, políticos, prefeituras, ouvintes, agenda das
autoridades, sites de órgãos governamentais, representativos de classes,
profissionais liberais, concorrentes e muito mais.
Professor, distribua os estudantes em grupos de 2 e peça a eles que escolham um notícia para realizarem um trabalho oral.
Reunidos, cada grupo deverá ler, comentar e apresentar a notícia
aos colegas. Para tanto, o professor poderá dar um tempo para que eles
se preparem. Os alunos poderão usar roupas diferentes, usar um microfone
e na sala mesmo poderão colocar uma mesa na frente e assim apresentar a
notícia escolhida. Os alunos poderão ter o(s) apresentador (es) e um
comentarista.
Assistam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=XI7SU1Gpkf4
Atenção, alunos, para:
Postura e voz do locutor ou comentarista;
Linguagem dos locutores e do comentarista;
Uso do microfone;
Desinibição;
Demais observações que considere interessantes para a apresentação.