quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Redação


Como aprender a fazer redação? 

Em primeiro lugar, quero dizer que tudo na vida é aprendizado e prática, ou seja, para fazer uma boa redação , você precisa ler e praticar muito. Mas pode ler qualquer coisa? Sim! você deve ler tudo o que lhe for possível, mas dê preferência a bons jornais e a clássicos da literatura, pois esses veículos costumam usar a língua em sua forma exemplar. Essa foi apenas uma dica inicial. Prepare-se agora para aprender bem mais sobre REDAÇÃO!

 OS TRÊS PILARES DE UM BOM REDATOR

 Para ser bom em redação, você terá que tomar três ações :
 1_ "Estar por dentro" de tudo o que acontece na sociedade. Para isso, leia, como já foi dito, bons jornais(O Globo, Folha de São Paulo, etc.), assista aos telejornais mais importantes e leia também boas revistas (Veja, Época, Isto é, etc.). Ler clássicos como os de Machado de Assis, por exemplo, também é fundamental, principalmente para quem deseja aprender NARRAÇÃO. Dessa forma, você aumentará o seu CONHECIMENTO DE MUNDO, o que te dará CONTEÚDO na hora de escrever. Sacou?

 2- Tenha consigo boas gramáticas. O ideal é ter uma bem aprofundada (a de Evanilo Bechara é um bom exemplo) e outra mais didática ( pode ser a do Pasquale ou a do Ernani Terra). Mas não adianta ter e não ler. Por isso, consulte, faça exercícios e pesquise muito nesses livros. Dê atenção especial às conjunções, aos pronomes, às orações (coordenadas e subordinadas), à análise sintática e à pontuação. Estar sempre exercitandoquestões de gramática fará com que você APRENDA A ESCREVER SEM ERROS!

 3- A terceira ação, na verdade, é um resultado das anteriores. Ao ler diversos tipos de textos e treinar bem a gramática, você saberá que para cada tipo de leitor ou público existe uma forma adequada de se expressar, de escrever. Por exemplo, um discurso de um advogado para um juiz é muito mais formal do que o de um locutor narrando um jogo. Por outro lado, um e-mail enviado a um amigo será muito mais informal do que aquele enviado aodiretor da empresa. Portanto, em uma redação, é importantíssimo ESCREVER PALAVRAS ADEQUADAS! Percebeu a jogada? Nas outras páginas, nós falamos sobre os três gêneros textuais : A DESCRIÇÃO, A NARRAÇÃO E A DISSERTAÇÃO e também sobre uma as partes que compõe toda redação: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Vá ao lado e clique em uma delas! Não espere mais para aprender!



O parágrafo
Um texto dissertativo se divide em unidades ou blocos chamados parágrafos. Estes devem conter uma ideia principal e algumas secundárias. Veja:

Rubens Barrichello é um piloto de carreira intrigante. Mesmo sem ter sequer um título na Fórmula Um, é o recordista de participações em Grandes Prêmios, ou seja, é o competidor que mais tempo permaneceu na categoria. Agora, ele foi convidado para a  americana Fórmula Indy, um círculo geralmente fechado para pilotos "forasteiros".

Ideia principal: Rubens Barrichello é um piloto de carreira intrigante;
Ideia secundária 1: Mesmo sem nunca ter conquistado um título, é o piloto que mais tempo permaneceu na Fórmula Um;
Ideia secundaria 2 : Foi convidado para a Fórmula Indy , que é geralmente "fechada para forasteiros";

Perceba que neste parágrafo, o autor sustenta a sua ideia principal com outras duas secundárias, também conhecidas como argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário