domingo, 31 de maio de 2015

2ª Fase ÚNICA - SIMBOLISMO

Leia o texto e responda as atividades.

Simbolismo 
O que é simbolismo, características do simbolismo, artistas simbolistas, obras, teatro, simbolismo no Brasil.





Introdução 

O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas artes plásticas, teatro e literatura. Surgiu na França, no final do século XIX, em oposição ao Naturalismo e ao Realismo.

Características do Simbolismo

- Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;

- Caráter individualista;

- Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;

- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);

- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;

- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).

Simbolismo no Brasil

No Brasil, o simbolismo teve início no ano de 1893, com a publicação de duas obras de Cruz e Souza: Missal (prosa) e Broquéis (poesia). O movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento modernista do começo da década de 1920. 

Principais artistas simbolistas

Literatura internacional:

- Charles Baudelaire – autor da obra As flores do mal (1857) que é considerada um marco no simbolismo lliterário.
- Arthur Rimbaud
- Stéphane Mallarmé
- Paul Verlaine

Literatura brasileira:

- Cruz e Souza
- Alphonsus de Guimaraens

Artes Plásticas:

- Paul Gauguin
- Gustave Moreau
- Odilon Redon

Teatro

- Maurice Maeterlinck

- Gabriele d'Annunzio

FONTE: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/simbolismo.htm


Simbolismo: Exercícios avaliativos



1)  O simbolismo foi um movimento que se desenvolveu nas  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Onde surgiu o Simbolismo? No final de qual século?  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. No Brasil ele surgiu em que ano? ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. O Simbolismo teve início no Brasil, com a publicação de duas obras. Quais foram?
5. Enumere corretamente:
(1) Literatura brasileira
(2) Artes Plásticas
(3) Características do Simbolismo
(4) Literatura internacional
(5) Teatro

(     ) Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;
(     ) Odilon Redon (artista simbolista)
(     ) Caráter individualista;
(     ) Paul Gauguin (artista simbolista)
(   ) Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).
(     ) Stéphane Mallarmé (artista simbolista)
(     )  Arthur Rimbaud (artista simbolista)
(     )  Paul Verlaine (artista simbolista)
(     ) Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
(     ) Alphonsus de Guimaraens (artista simbolista)
(     ) Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;
(     ) Cruz e Souza (artista simbolista)
(     ) Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
(     )  Maurice Maeterlinck (artista simbolista)
(     ) Gabriele d'Annunzio (artista simbolista)
(    ) Charles Baudelaire – autor da obra As flores do mal (1857) que é considerada um marco no simbolismo lliterário. (artista simbolista)                            

(    ) Gustave Moreau (artista simbolista) 

1ª Fase ÚNICA - Trovadorismo

Leia o texto e responda as atividades:

TROVADORISMO
Introdução

Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.

Marco inicial 

O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189. Esta fase da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, quando começa o Quinhentismo. 

Trovadores 

Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.

No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo). 

Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.

Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm


EXERCÍCIOS AVALIATIVOS
TROVADORISMO
1. O que foi trovadorismo? Quando ele surgiu?------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Fale sobre o marco do Trovadorismo: -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. Na lírica medieval, os trovadores eram ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------(poesias cantadas).

4. Estas cantigas eram manuscritas e -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

5. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6. Quem eram os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa?  ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6. No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

7. Enumere:
   (1)    Cantigas de Amor:
   (2)    Cantigas de Maldizer:
   (3)    Cantigas de Amigo:
   (4)    Cantigas de Escárnio:

(       ) neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela.
(       ) nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia.
(       ) As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.
(       ) O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.
(       ) O tema mais comum é o amor não correspondido.
(       ) através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões.
(       ) A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado.
(       )  As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).
(       ) O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.

(       ) enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens).   




sexta-feira, 29 de maio de 2015

Versão moderna: Os três porquinhos

Paródia Musical das Orações Coordenadas

terça-feira, 26 de maio de 2015

Paródia- Diga não as drogas

PARÓDIA



 

PARÓDIA

    
Paródia é "uma imitação cômica de uma composição literária".
A paródia é a criação de um texto a partir de um bastante conhecido, ou seja, com base em um texto consagrado alguém utiliza sua forma e rima para criar um novo texto cômico, irônico, humorístico, zombeteiro ou contestador, dando um novo sentido ao texto. Parte da intertextualidade, a paródia é um intertexto, ou seja, é um texto resultante de um texto origem que pode ser escrito ou oral. Essa intertextualidade também pode ocorrer em pinturas, no jornalismo e nas publicidades.

Como fazer uma paródia


Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem direitinho na composição verdadeira.

Uma paródia de uma música famosa é a mistura da sua melodia com uma letra diferente.
Veja abaixo as paródias feitas a partir da Canção do Exílio de Gonçalves Dias:
Uma canção

Minha terra não tem palmeiras...
E em vez de um mero sabiá,
Cantam aves invisíveis
Nas palmeiras que não há.
Minha terra tem relógios,
Cada qual com a sua hora
Nos mais diversos instantes...
Mas onde o instante de agora?
Mas onde a palavra “onde”?
Terra ingrata, ingrato filho,
Sob os céus da minha terra
Eu canto a Canção do Exílio!

[Mário Quintana]


Canto de regresso à pátria 

Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase que mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo

[Oswald de Andrade]





A CASA 


Composição: Vinicius de Moraes 


Era uma casa muito engraçada 

Não tinha teto, não tinha nada 

Ninguém podia entrar nela, não 

Porque na casa não tinha chão 

Ninguém podia dormir na rede 

Porque na casa não tinha parede 

Ninguém podia fazer pipi 

Porque penico não tinha ali 

Mas era feita com muito esmero 

na rua dos bobos numero zero 

 
 PARÓDIA 

Era uma fábrica 
Inadequada 
Os trabalhadores 
Não ganhavam nada. 
Ninguém podia reclamar não, 
Porque eram ordens do patrão. 

A família toda 
Ali trabalhava. 
Mulheres grávidas. 
Crianças maltratadas. 

Criaram formas de rebelião. 
Quebraram máquinas, faziam 
Cartão. 

Iam as praças pra reclamar. 
E os seus direitos reivindicar. 
Mas se você pensa que ficou 
Assim, eles se vingaram 
E a exploração teve um fim. 





     A paródia é a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico.




Texto-Base: No Meio do Caminho


Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei desse acontecimento
que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no
meio do caminho
no meio do caminho
tinha uma pedra



Paródia No Meio do Caminho


Deise Konhardt Ribeeiro

No meio do caminho tinha um fuquinha
tinha um fuquinha no meio do caminho
tinha um fuquinha
no meio do caminho tinha um fuquinha.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na ida de minhas noitadas tão agitadas.
Nunca me esquecerei
que no meio do caminho
tinha um fuquinha
tinha um fuquinha no
meio do caminho
no meio do caminho
tinha um fuquinha.



Agora é sua vez, escolha uma música bem conhecida e faça uma a sua paródia, digite-a no word e salve em sua pasta. 
Essa paródia deve ter objetivo de desenvolver momentos de reflexão sobre a responsabilidade de conservação do Patrimônio Público; Incentivar a conservação de todos os materiais da escola: carteiras, cadeiras, portas, ventiladores, copos, pratos, colheres e materiais da biblioteca, multimeios e sala de tecnologia educacional; proporcionar a todos, um ambiente escolar limpo, agradável e prazeroso onde todos se sintam bem e tenham consciência que para ter êxito, é necessário da colaboração de todos, pois é na escola que aprendemos muitas coisas úteis para vida. As pessoas que trabalham e estudam devem colaborar umas com as outras, e se respeitarem muito, pois é dever de todos zelar pela limpeza e conservação do ambiente escolar.